3 dicas para escolher o revestimento do seu estofado planejado 

Não só como forma de garantir a beleza e harmonia de um estofado planejado, mas também o seu conforto e durabilidade, é fundamental que esse móvel possua um bom revestimento.  

Além disso, quando escolhido adequadamente, o revestimento do seu estofado planejado pode agregar personalidade, coesão e equilíbrio a qualquer ambiente, seja ele moderno, clássico, rústico ou contemporâneo.  

Porém, com tantas opções disponíveis no mercado, escolher o revestimento ideal pode ser um desafio a ser superado, afinal o estofado proporciona momentos de conforto e lazer e a sensação do tecido é o que torna essa experiência especial.  

Dessa forma, a Estofados Wilson preparou este artigo com 3 dicas para escolher o revestimento do seu estofado planejado com total instrução, para que você possa fazer do seu lar um local aconchegante e cheio de elegância.  

  1. A importância de usar as amostras no revestimento do seu estofado 

Primeiramente, utilizar amostras de tecidos para realizar testes de combinação antes da escolha definitiva do revestimento do seu estofado é um procedimento prático e inteligente.  

Pois essa aplicação permite ter uma visão mais realista de como o móvel planejado ficará e como ele irá interagir com o ambiente.  

Assim, evita-se possíveis arrependimentos ou erros na composição harmônica com o restante da decoração de determinado lugar.  

  1. Texturas, cores, estampas e maciez  

Outro ponto importante a ser observado é que o revestimento do seu estofado planejado pode variar bastante de características, como texturas, cores, estampas e maciez.  

Dessa forma, a combinação certa de diferentes tipos de tecidos permite criar um móvel que consiga atender a todas as demandas do seu lar, tanto no quesito  conforto como estética.  

Texturas  

Tecidos lisos proporcionam uma estética simples e elegante, sendo assim mais indicados para ambientes minimalistas e com certo toque moderno.  

Já os tecidos texturizados, com relevo ou padrões, são acolhedores ao ambiente e compõe muito bem móveis mais compactos, como uma poltrona ou um pequeno sofá.  

Cores  

As cores de tecido neutras, além de serem muito versáteis e harmonizar com diversos estilos de decoração, proporcionam leveza e tranquilidade ao ambiente.  

Por outro lado, utilizar cores vibrantes é uma excelente forma de realçar a personalidade de um lar e trazer vivacidade através do toque de alegria e descontração que elas transmitem.   

Estampas  

A estampa de um estofado, quando escolhida com cuidado e de forma certeira, pode adicionar dinamismo e estilo próprio ao ambiente. 

Dessa maneira, as formas geométricas e florais são muito populares atualmente e podem compor decorações clássicas, modernas e contemporâneas com muita elegância.  

Maciez  

Tecidos firmes, como o couro e a lona, não são tão macios, mas sim resistentes e contribuem para a qualidade do móvel, por isso são recomendados para lugares dinâmicos, como um escritório. 

Em contrapartida, os tecidos macios, como veludo e suede no revestimento do seu estofado planejado trazem uma sensação mais forte de aconchego e são ideias para ambientes tranquilos 

  1. Manutenção e limpeza  

E para finalizar, na hora de escolher o revestimento para o seu estofado planejado é necessário analisar o quanto de dedicação é necessária para a manutenção e limpeza do tecido.  

Materiais como o couro, lona, courino são de fácil limpeza e recomendados para ambientes que possuem crianças e pets.  

Já o linho, poliéster e algodão exigem um esforço maior para mantê-los limpos, por isso são ideais para ambientes sem tanta movimentação de pessoas.  

Dica bônus: Consulte um profissional! 

Agora que você já sabe quais aspectos são importantes de serem analisados para o revestimento do seu estofado, contar também com a experiência de um profissional garante o sucesso total da sua escolha!  

Assim, quando for reformar ou planejar o seu estofado, entre em contato com a equipe de especialistas da Estofado Wilson através do site ou página do Instagram.