Impermeabilização de estofados: vale a pena? 

A impermeabilização de estofados é um processo que envolve a aplicação de produtos químicos para tornar os tecidos resistentes à absorção de líquidos.  
 
Essa prática é comumente realizada em sofás, cadeiras, poltronas e outros móveis estofados, para protegê-los contra manchas causadas por derramamento de líquidos, como café, vinho, sucos, entre outros. 
 
Neste artigo, você vai entender mais sobre esse serviço e saber se é um bom investimento. Acompanhe a leitura! 

Como é feita? 

Existem vários produtos no mercado projetados para impermeabilizar estofados. Esses produtos geralmente vêm na forma de sprays, espumas ou líquidos. 
 
A escolha do produto adequado pode depender do tipo de tecido do estofado, do método de aplicação preferido e das necessidades específicas. 
 
A impermeabilização de estofados deve ser feita com a ajuda de um profissional e de uma empresa especializada, tal como a Wilson Estofados. Um profissional especializado conhece todos os procedimentos e os cuidados a serem tomados, já que os produtos podem ser tóxicos.  

Passos a serem seguidos 

Em primeiro lugar, é escolhido um local bem ventilado para a realização do procedimento. Recomenda-se o uso de equipamentos de proteção pessoal, como máscara.  
 
A superfície do estofado deve ser limpa e seca. Para isso, é feita a remoção de sujeira, poeira e eventuais manchas. Depois dessa preparação, é feita a primeira aplicação do produto impermeabilizante! 
 
É possível fazer um teste prévio em uma pequena parte do estofado, para verificar se não existe uma reação adversa ao produto. 
 
No processo de impermeabilização de estofados, deve-se esperar por algumas horas para que ocorra a secagem do produto utilizado. Silicones são os compostos mais comumente utilizados nesse momento. 
 
O tempo de secagem varia de acordo com o componente escolhido. Depois disso, seu estofado está pronto! 
 
Claramente, caso haja derramamento, deve-se secar para evitar a infiltração no tecido. A impermeabilização de estofados evita que o tecido seja atingido de forma instantânea.  
Depois de um certo período de tempo, é recomendada a reaplicação do produto impermeabilizante, conforme certificado de garantia. 

Por que investir na impermeabilização de estofados?  

O contato do líquido com estofados pode resultar em diversos malefícios, especialmente se o tecido não for devidamente protegido ou impermeabilizado. 
 
Aqui estão alguns dos potenciais problemas associados a líquidos em contato com estofados: 

  • Manchas Permanentes: muitos líquidos, como café, vinho, sucos coloridos, podem causar manchas permanentes nos estofados.  
  • Odor Desagradável 
  • Mofos e Mofo: se os estofados permanecerem úmidos por um período prolongado, pode haver o risco de crescimento de mofo e bolor. 
  • Danos Estruturais: em estofados com estrutura de madeira, o contato constante com líquidos pode levar à deformação, apodrecimento ou enfraquecimento da estrutura. 
  • Proliferação de Ácaros: A umidade proveniente dos líquidos pode criar um ambiente propício para a proliferação de ácaros, prejudiciais para pessoas com alergias respiratórias. 
  • Desbotamento do Tecido 
  • Degradação do enchimento: o contato constante com líquidos pode levar à degradação da espuma, resultando na perda do conforto. 
     

Concluindo 

Depois de conferir todos esses malefícios de um estofado não protegido, dizemos categoricamente que: a impermeabilização de estofados vale, sim, muito a pena! 
 
E levando em consideração todo o processo de impermeabilização, a nossa recomendação é de que isso seja feito com um profissional.  
 
Conte com a Estofados Wilson: há mais de quatro décadas cuidamos dos estofados das famílias curitibanas! 
 
Acesse o nosso site e conheça-nos melhor. Até breve!